https://viverdeiluminacao.com/https://viverdeiluminacao.com/https://viverdeiluminacao.com/

4 dicas para escolher seu plafon LED

Mas já? Troquei a iluminação por plafons de LED e em pouco tempo começaram a piscar (ou em alguns casos queimaram). E na loja me disseram que todos eram iguais!

E aqui começa o primeiro erro. Produtos LED não são iguais!
Em uma postagem que fizemos aqui no blog, comentamos que esses produtos justamente por não estarem no programa de certificação do Inmetro, podem sim apresentar diferenças importantes em sua construção.
E para tentar trazer o custo o mais próximo possível de uma lâmpada, o produto foi literalmente “desidratado” a ponto de que sua parte eletrônica (principalmente a fonte/driver) tivesse somente a função de converter a tensão/corrente elétrica (já que os LEDs não operam na mesma configuração de um chuveiro por exempo que só possui uma resistência internamente).
Essa é justamente a causa principal pelos produtos apresentarem falhas tão precoces. Em um produto mais robusto, a fonte possui outros componentes eletrônicos que são responsáveis por garantir maior proteção contra variações bruscas na rede elétrica (e sabemos que não são poucas e muito menos raras de acontecer!).
Então porque não utilizam estas fontes?
E a resposta é: CUSTO! já que adequar o produto traria um aumento significativo e muito provavelmente levaria mais tempo para o mercado adotar.
Mas, então como podemos nos defender desse risco?
Separamos aqui quatro sugestões para ajudar você na hora de escolher o plafon de LED:
1. Expectativa de vida
Como falamos anteriormente, produtos LED são diferentes. Por isso, busque por aquele que oferecer o maior tempo possível, pois quanto maior esse valor, maior confiança o próprio fabricante deposita no produto que coloca no mercado. Além disso, maior será o tempo na qual o plafon comecará a ter sua luminosidade diminuída.
2. Garantia
Outro ponto extremamente importante. Você deve encontrar produtos com 1, 2 e até 3 anos de garantia. Aqui a mesma idéia se aplica: nenhum fabricante concederá maior tempo de garantia se o seu produto não oferecer essa condição não é mesmo? Por isso fique atento(a) e escolha o de maior prazo!
3. Fluxo luminoso
Cuidado para não cair na armadilha de achar que todo plafon de LED ilumina mais do que uma lâmpada LED. Compare os fluxos luminosos (dado em lúmens) para não “piorar” a sua iluminação.
4. Instalação
Aqui um ponto mais relacionado à segurança. A grande maioria dos plafons de LED (dada sua construção otimizada) requer o cabo terra para garantir o total isolamento e prevenir contra choques elétricos. É possível encontrar no mercado opções que dispensam essa necessidade de conexão à terra, já que toda a eletrônica interna está isolada. Para saber se o produto atende à esse requisito, o símbolo abaixo deve constar na embalagem/etiqueta do produto.
                                                                  
Gostou do post? então compartilhe com um amigo que também possa se interessar por mais essa informação!
 

Um abraço e até a próxima!

Agora Clareou
 
 

#led #plafondeled #iluminacaoled #donwlightled #iluminacaoresidencial

Deixe seu comentário

Deixe seu e-mail aqui e receba as últimas informações sobre o mundo da iluminação

Top da semana