Pergunta um tanto quanto óbvia não é mesmo? Mas a realidade é que num mercado parcialmente regulamentado, a conclusão não seja tão direta assim.
Para que a comparação seja a mais neutra possível, pegamos os dois principais modelos de Plafon de LED (12W e 18W) de três diferentes fabricantes aqui chamados de “A”, “B” e “C” e colocamos na sequência lâmpadas LED do tipo bulbo (as mais comuns do mercado e que normalmente são aplicadas nos mesmos ambientes – residenciais ou comercias).
Como infelizmente as potências entre lâmpadas e plafons não são exatamente iguais, tentamos aproximar ao máximo para não privilegiar nenhum dos produtos.
Tabela 1 – Plafons de LED
Tabela 2 – Lâmpadas LED tipo bulbo
Quando olhamos o primeiro caso (Plafon 12 Watts), notamos que em dois fabricantes a quantidade de luz emitida é inferior à uma lâmpada de 9 Watts!!
No segundo caso (Plafon 18 Watts), o fabricante “C” apresenta um fluxo de 1080 lúmens (praticamente a mesma luz gerada por uma lâmpada de 11/12 Watts!).
Portanto, se estiver buscando mudar o visual do ambiente sem abrir mão da quantidade de luz, tenha em mente que sua escolha poderá (dependendo da marca escolhida) ser “menos brilhante”.
Note ainda que os plafons de LED oferecem apenas 1 ano de garantia, enquanto que algumas lâmpadas LED chegam a 5 anos!
Observações importantes:
-as informações foram retiradas dos próprios sites dos fabricantes;
-a comparação considera a lâmpada instalada diretamente no soquete e sem nenhuma “barreira” que possa diminuir a quantidade de luz emitida (ex.: se instalada em um lustre de vidro fosco, esses valores podem cair ate 30%).
Um abraço e até a próxima!
Agora Clareou
#led #ledparacasa #plafondeled #arquitetura