https://viverdeiluminacao.com/https://viverdeiluminacao.com/https://viverdeiluminacao.com/

Lâmpada Highbay LED – 3 dicas para uma melhor utilização

Decidiu trocar a iluminação do seu galpão/armazém por lâmpadas LED e usufruir de todos os benefícios dessa tecnologia?  

Sem dúvida seu bolso será o primeiro a agradecer, pois quando comparada às tecnologias tradicionais, a redução no consumo de energia proporcionada por essas lâmpadas será bem representativa. 
Mas, antes de falarmos sobre essas novas opções, vale comentar um pouco sobre sua(s) antecessora(s) – as lâmpadas de descarga de alta pressão, ou em outras palavras: mista, vapor de mercúrio, vapor metálico e vapor de sódio.
Como na época a quantidade de fabricantes de lâmpadas de descarga era bem limitada, os formatos e especificações costumavam ser bem parecidos, o que facilitava na hora de se desenvolver a luminária.
Normalmente dois tipos de refletores eram desenvolvidos (facho aberto e fechado) com o propósito de bloquear o mínimo possível de luz e, dependendo da altura de aplicação o resultado obtido era bastante próximo entre as lâmpadas usadas. Abaixo a figura tenta ilustrar de maneira didática a distribuição da luz: 
 
As lâmpadas LED Highbay não necessariamente seguiram a mesma linha e como a quantidade de luz necessária para substituir uma lâmpada de descarga é alta, não foi possível chegar em um formato tão próximo da sua antecessora infelizmente.
Como se pode notar na figura abaixo, várias opções foram lançadas e com isso novos desafios para quem busca uma simples troca de produto muitas vezes mantendo a mesma luminária.
Agora que vimos que diferentes produtos podem se comportar de diferentes maneiras quando instalados, vamos às três dicas para tentar ajudar você na sua decisão:
alturas de aplicação maiores tendem a necessitar de facho mais concentrado possível para que a luz possa atingir de maneira satisfatória o piso ou mesmo o local que se realizará a atividade (ex.: uma bancada);
– diferentemente das luminárias tradicionais onde os reatores ficavam separado das lâmpadas de descarga, as lâmpadas LED tendem a necessitar de mais ventilação, já que sua construção é totalmente integrada. Alguns fabricantes inclusive recomendam que o vidro da luminária seja removido (quando houver) para garantir a performance e vida do produto. Uma vez removido o vidro protetor que garante a hermeticidade da luminária (IP65), seu sistema de iluminação não terá mais esse grau de proteção, pois as lâmpadas possuem no máximo IP40;
– a última e não menos importante: cuidado ao instalar essas lâmpadas em luminárias tradicionais que operem com lâmpada, reator e ignitor (vapor de mercúrio, sódio e metálica). Uma conexão direta destas lâmpadas em uma luminária com essa tecnologia pode trazer danos irreparáveis à sua mais nova aquisição, por isso refaça as ligações elétricas primeiro!!
Agora, se você também irá remover a luminária do local, aproveite para fazer uma boa ação, pois encontrará ali muitos materiais recicláveis (alumínio, cobre, aço, etc). 
 
Um abraço e até a próxima!
Agora Clareou 

#led #lampadaledhighbay #ledparagalpao

Deixe seu comentário

Deixe seu e-mail aqui e receba as últimas informações sobre o mundo da iluminação

Top da semana