https://viverdeiluminacao.com/https://viverdeiluminacao.com/https://viverdeiluminacao.com/

Luz de LED amarela como alternativa para as Cidades

Uma grande transformação. Pelo menos é o que estamos vendo na maioria das Cidades ao redor do mundo quando o assunto é iluminação. Mas, a oferta atual realmente atende à todas essas necessidades?

É natural que toda tecnologia uma vez validada e tenha seu preço acessível passe a ser empregada em grande escala. E não foi diferente na iluminação pública, já que os custos de energia com iluminação em uma Cidade representam em torno de 40%.

Conforme a tecnologia foi evoluindo, os LEDs principalmente de cor branca (neutra até a mais azulada) dispararam e então surgiram como alternativas ideiais para o uso massivo na iluminação geral, enquanto que os de luz amarelada seguem resistindo em alcançá-los por uma questão principalmente técnica (perda de eficiência na conversão da luz por conta da camada de fósforo que possuem).    

Até hoje muito se comenta sobre os reais benefícios da luz branca na iluminação das Cidades. Estudos mostram que essa tonalidade pode melhorar o reflexo dos motoristas, enquanto outros trazem a preocupação de desequilíbrio do ecosistema (exemplo: iluminação branca em áreas litorâneas atrai as tartarugas que por sua vez se confundem com a luz da lua e ao invés de ir para o mar acabam indo para o sentido contrário). Parece mentira, mas acontece!

Agora, tirando a discussão técnica, como atender à demanda de Cidades que preferem manter aquele ar nostálgico que até então as lâmpadas vapor de sódio (luz amarela) sempre ofereceram?

Esse é o mais novo “milagre” que promete a japonesa e uma das maiores fabricantes de LED (chip) do mundo – a Nichia Corporation.

Nessa semana a empresa anunciou o seu mais novo lançamento: LEDs de luz amarela (temperatura de cor 1800 Kelvins) capazes de reproduzir as famosas lâmpadas vapor de sódio!

   

Mas, e como fica a reprodução das cores sob uma luz tão amarelada?

Ainda de acordo com a fabricante, esse LED terá IRC (índice de reprodução de cor) de 70, ou seja, o mesmo encontrado nos LEDs atuais com luz branca usados na iluminação pública.

Na foto abaixo (retirada do site da fabricante) é possível notar que esses novos LEDs amarelos conseguem realçar muito mais as cores dado seu IRC elevado (imagem da direita) quando comparados às lâmpadas vapor de sódio (imagem central).

E para ilustrar tamanha fidelidade de cor, abaixo a imagem traz o comparativo entre os LEDs que até então mais se aproximavam das lâmpadas de sódio (esquerda) e na direita o novo LED que será lançado no mercado.

 

Vamos acompanhar essa evolução e em breve traremos os resultados.
Gostou do post? então compartilhe com um amigo que também possa se interessar por mais essa novidade!
 

Um abraço e até a próxima!

Agora Clareou
 
 

#led #iluminacaopublicaled #luzamarelanascidades #luzbrancanascidades

Deixe seu comentário

Deixe seu e-mail aqui e receba as últimas informações sobre o mundo da iluminação

Top da semana