https://viverdeiluminacao.com/https://viverdeiluminacao.com/https://viverdeiluminacao.com/

Como não entrar em “uma fria” com os LEDs

A curiosidade de hoje vem de uma região um pouco distante e também ligeiramente mais fria que a nossa – os alpes austríacos!

Já vimos alguns esportes como a fórmula 1 acontecerem a noite (Cingapura) e os desafios naquele momento foram enormes por se tratar de um evento transmitido pela TV em altíssima definição para o mundo inteiro.
Agora, iluminar uma pista de esqui imagino que seja novidade para muitos de vocês né?
Preparada para o torneio chamado de “Alpine World Cup” no Hotel Flexen (Áustria), a pista recebeu uma iluminação LED seguindo padrões internacionais de competições oficiais, sem deixar de lado a preocupação com a poluição luminosa (quando a luz interfere em outros locais que não aquele que se quer iluminar).
E ainda sobre esse último ponto, a empresa que realizou o projeto teve o cuidado de selecionar refletores que pudessem controlar ao máximo a dispersão da luz e ao mesmo tempo atender à esses requisitos técnicos. 

Na foto abaixo é possível perceber a diferença que um produto com controle ótico pode fazer – jogar luz somente onde necessário!

 
Mas, para uma aplicação como essa usar um produto com um controle ótico é o suficiente para satisfazer inclusive às necessidades dos esquiadores?
NÃO!
Além dos altos níveis necessários para televisionamento (nesse caso 1200 lux na vertical – quase 3 vezes mais que o nível de uma mesa de escritório por exemplo), a solução de iluminação deveria oferecer um nível na horizontal (chão) menor e assim diminuir o desconforto visual por conta do brilho excessivo que poderia ser gerado (luz extremamente branca do LED em uma superfície branca como a neve e com uma certa reflexão provavelmente não trariam o melhor cenário de competição para os esquiadores). 
No vídeo publicado pela empresa (link abaixo) é possível notar um maior destaque nos esquiadores (luz vertical) enquanto no chão o efeito é mais atenuado. 
Mas vale lembrar que isso é proposital!
O projeto ainda prevê a possibilidade de se usar uma luz mais amarelada para aqueles esquiadores que ainda não atingiram o nível profissional (uso recreativo) e para isso alguns refletores com essa propriedade também foram instalados.
 
Gostou do post? então compartilhe com um amigo que também possa se interessar por mais essa curiosidade!
 

Um abraço e até a próxima!

Agora Clareou
 
 Link para o vídeo: www.youtube.com/watch?v=Q0NFH3RoY8w

#led #ledsports #lednogelo #iluminacaonogelo

Deixe seu comentário

Deixe seu e-mail aqui e receba as últimas informações sobre o mundo da iluminação

Top da semana