https://viverdeiluminacao.com/https://viverdeiluminacao.com/https://viverdeiluminacao.com/

“A catedral e os LEDs. Será que agora vai?

A primeira vez não deu muito certo. Mas a segunda tentativa vem com esperanças de melhor qualidade. E agora com cor!

O que você faz quando as luzes de LED que iluminam a fachada de sua catedral, Patrimônio Mundial da UNESCO, continuam falhando? Além disso, como você lida com a frustração de ter que usar gel (película) toda vez que quiser mudar as cores das luzes?

No caso da Catedral de Durham, com aproximadamente 900 anos, no norte da Inglaterra, você muda de fornecedor. E desta vez, você opta por um sistema RGB em vez do branco anterior.

“Embora o sistema atual tenha sido instalado há apenas dez anos, ele precisava muito de uma atualização, pois as luzes continuavam falhando”, disse Maya Polenz, diretora de propriedade da igreja histórica que abriga relíquias e restos de St. Cuthbert, o Venerável. Beda e St. Oswald (para leitores menos familiarizados com a história anglo-saxônica: eram pessoas importantes).

Sim, as luzes LED podem falhar. Embora Polenz não tenha dito quem forneceu na primeira vez, em 2014, a LEDs Magazine informou que a Stainton Lighting Design Services e a Urbis Schréder projetaram o esquema, e a AK Lighting and Signs o instalou, com luminárias personalizadas Urbis Schréder e Philips desempenhando papéis importantes.

Mas desta vez, Durham recorreu a um vizinho – Thorn Lighting, a subsidiária britânica da Dornbirn, o Zumtobel Group da Áustria, com sede a alguns quilômetros de distância em Spennymoor, Inglaterra. Tanto Thorn quanto a Catedral fazem parte do condado de Durham.

Thorn já estava fornecendo iluminação pública para o Conselho do Condado de Durham, que estava financiando a reforma da iluminação da Catedral, então parecia uma opção natural selecioná-los novamente.

Ajudou que a Thorn estivesse de prontidão com sua linha Contrast de projetores RGBW integrados e controles DMX sem fio que permitiriam que a Catedral mudasse de cor de acordo com várias ocasiões e cerimônias. O contraste mistura LEDs multichip em uma única lente e está disponível com vários ângulos; em Durham, Thorn implantou uma combinação de distribuições fechadas, médias e elípticas.

As partes não revelaram o preço do projeto, que a Thorn concluiu em março, utilizando quatro projetores e 16 luminárias de facho fechado para iluminar a torre central, com o objetivo de minimizar a luz difusa.

Thorn descreveu ainda o projeto observando: “Todas as luminárias de facho aberto foram substituídas por ópticas de facho fechado ou médio para fornecer maior controle e intensidade das características arquitetônicas da Catedral. O controle óptico é especialmente importante em projetos onde RGBW é usado para minimizar a sobreposição de fachos onde o objetivo é acentuar características do edifício. Para a Catedral foram utilizadas fachos médios nas paredes e fachos elípticos 10×40º para projetar a luz, aumentando a definição e o contraste dessas características.”

Até agora, os compradores gostam do que vêem.

“A nova iluminação permitirá que as pessoas apreciem a Catedral à noite com uma nova perspectiva, ao mesmo tempo em que aprimora a estrutura atual e garante que as luzes sejam mantidas nos próximos anos”, disse o Conselheiro do Condado de Durham, John Shuttleworth, membro do Gabinete de comunidades rurais e rodovias.

“Este novo sistema mostrará mais uma vez a Catedral em toda a sua glória, como um ícone de adoração, história e herança na paisagem de Durham”, observou Polenz da Catedral. “Estamos gratos ao Conselho do Condado de Durham pelo investimento, que permitirá uma redução na nossa pegada de carbono, ao mesmo tempo que permite que o edifício seja totalmente iluminado novamente.

Dê uma conferida nas fotos. Se você nunca esteve, mas está sentindo uma sensação de familiaridade, aqui está uma possível razão: a Catedral (cerca de 40 anos de construção original iniciada em 1093) foi usada como cenário nos dois primeiros filmes de Harry Potter.

*Fonte: LEDs Magazine

Deixe seu comentário

Deixe seu e-mail aqui e receba as últimas informações sobre o mundo da iluminação

Top da semana