Eficiência energética é gerar a mesma quantidade esperada de energia, utilizando menos recursos naturais ou através do menor gasto possível.
A energia elétrica é essencial no dia a dia de pessoas em todo o mundo, seja para geração de luz, do funcionamento de máquinas diversas e de itens comuns nas casas, como computadores e televisores. De residências simples a grandes empresas, a energia garante qualidade de vida, geração de renda e até conservação de alimentos diversos. Consegue imaginar a vida sem energia elétrica?
Para não termos que pensar nisso, vamos pensar em formas de economizar energia, sem precisar deixar de utilizá-la. Um exemplo é a troca de lâmpadas antigas (também conhecida como luz amarela), tanto em residências quanto em locais públicos, por equipamentos de led, que geram uma iluminação eficiente, mas consumindo um índice bem menor de energia. Como resultado se garante maior preservação dos recursos naturais, o que faz bem para o meio ambiente e, consequentemente, faz bem pra gente, além de gerar economia na hora de pagar pela fatura dos serviços de energia utilizados.

Ao se reduzir o consumo geral de energia, se reduz também a dependência de importação de energia, estimulando a geração de empregos e qualidade de vida dentro de um país. Um estudo do IEA estima que nos últimos anos foi possível uma economia de 10% a 30% de energia devido ao investimento em equipamentos econômicos, como troca de lâmpadas e aquisição de eletrônicos que consomem menos energia elétrica.
Práticas mais sustentáveis, uso consciente e investimento em itens de baixo consumo de energia sem prejuízo de sua qualidade, ajudam não só em períodos de risco de apagão, mas também em épocas de seca prolongada, em que os reservatórios de água tendem a baixar de nível e se faz necessário a aquisição de energia de outras formas, incluindo a trazida de outro país.

A eficiência energética também tem a ver com a eficiência do próprio ser humano, pois boas práticas garantem luz e qualidade de vida a todos. Acredita-se que até 2040 a demanda global de energia elétrica cresça até 30% em relação aos dias atuais. Esse crescimento impactará a geração de energia diretamente, sendo necessário o investimento em outras formas de geração de energia, produtos de baixo consumo, bem como consumo consciente de todos os cidadãos.
Além disso, a eficiência energética reduz a emissão de gases de efeito estufa e poluentes que impactam diretamente na qualidade de vida das pessoas e animais, diminuindo a quantidade de combustíveis fósseis necessários para atender à demanda crescente de energia.
De acordo com o Quadro de Pontuação Internacional de Eficiência Energética de 2018, que avaliou 25 dos principais países que consomem energia, concluiu que 78% da energia consumida no planeta, provém desses 25 países, o que mostra uma enorme discrepância mundial, já que muitos países ainda vivem em condições precárias devido ao alto custo da geração de energia e dependência de nações mais ricas e que investem nesse tipo de serviço.

Portanto, investir em novas e eficientes formas de geração de energia e usar conscientemente esse bem tão importante é nossa responsabilidade, faz bem a todos e faz bem ao bolso.
Um abraço e até a próxima!
Agora Clareou
#eficienciaenergetica #consumoconsciente #led #criseenergetica