Dois produtos, uma aplicação. Às vezes preços diferentes nos confundem na hora de escolher a melhor solução. O índice de proteção pode ser um dos motivos.
Esta é uma classificação muito importante presente em um produto de iluminação e quando falamos em LED, a atenção deve ser ainda maior pois uma informação não muito clara em um catálogo de um fabricante sobre o seu índice de proteção pode atrapalhar a comparação com outro produto feito para uma mesma aplicação.
Esse índice normalmente é dado por dois números, na qual o primeiro indica a proteção que a luminária possui contra penetração de objetos sólidos e/ou poeira o segundo se é resistente à água.
Exemplo: se uma luminária possui índice de proteção 40, quer dizer que nenhum objeto sólido maior que 1 milímetro pode entrar em nenhuma das eventuais aberturas que essa luminária tenha. E o zero indica que essa luminária não pode em nenhuma hipótese receber água (pois caso isso aconteça, poderá sofrer danos irreparáveis aos seus componentes – e que inclusive não poderá ter a garantia coberta pelo fabricante caso apresente algum mal funcionamento).
E isso influencia no preço?
Sim! Normalmente produtos com grau de proteção mais baixos tendem a custar mais barato, pois sua construção é mais simples do que produtos totalmente selados e protegidos contra pó e água por exemplo.
Antes de mais nada, procure mais detalhes sobre o local que o produto será instalado (se em um local abrigado, se normalmente é feita alguma manutenção periódica e se faz necessário lavar a luminária, etc).
Não existe certo ou errado, apenas não esqueça de olhar primeiro para a aplicação quando for comparar produtos de diferentes fabricantes, se os dois possuem o mesmo grau de proteção para que o “barato não saia caro” no final.
Tabela com os indices de proteção das luminárias