É natural fazer uma correlação deste nome com alguma solução para uso decorativo como por exemplo uma arandela para uso em um quarto infantil. Mas saiba que nesse caso o nome dado ao produto não chega nem perto disso.
Quando pensamos em iluminação externa, um dos principais desafios está justamente na infraestrutura necessária (cabeamento) para ligar os pontos de iluminação, não é mesmo?
Uma alternativa bastante utilizada e também conhecida como iluminação de balizamento/orientação consegue endereçar essa necessidade de maneira bastante funcional e com isso evitar maiores intervenções (como por exemplo a instalação de postes).
E para isso existem as luminárias tartaruga!
Infelizmente não encontramos nenhum registro do exato motivo pelo qual o produto recebeu esse nome, porém arriscaríamos dizer que está totalmente ligado com o seu formato (arredondado e que lembra um casco de tartaruga).
Feitas para uso com lâmpadas incandescentes no início (hoje já existem alternativas em LED), normalmente são constituídas de policarbonato ou ainda em aço com o difusor em vidro (modelos mais resistentes a impactos), possuem grau de proteção que permite seu uso em áreas externas.
Mas, qual a melhor? LED ou lâmpada?
E aqui mais uma vez a resposta é depende. Modelos tradicionais são mais baratos, permitem manutenção e a troca da lâmpada é bem simples. Já os modelos em LED não permitem manutenção (quando queima deve ser substituída por outra luminária), porém duram mais que as tradicionais (expectativa de vida média de 15.000 horas).
Aguardem os próximos posts, pois em breve traremos novidades “inteligentes” para essa família de produtos!
Um abraço e até a próxima!
Agora Clareou
#luminariatartaruga #arandelatartaruga #led #iluminacaoexterna