https://viverdeiluminacao.com/https://viverdeiluminacao.com/https://viverdeiluminacao.com/

Lâmpada filamento LED e sua “progenitora”

Mais recentemente a lâmpada filamento LED chegou ao mercado e trouxe algumas semelhanças com sua “progenitora” – a incandescente.

As possibilidades de se inovar com os LEDs parecem não ter fim. E as lâmpadas tipo filamento são mais uma prova disso.

Atualmente existem diversos modelos e formatos de lâmpadas LED, mas até então nenhuma delas reproduzia tão fielmente as famosas incandescentes. As que mais se aproximam, tem um formato idêntico, porém difuso para justamente “esconder” a eletrônica dentro delas.

E qual a grande diferença deste modelo para as atuais lâmpadas de LED tipo bulbo?

A primeira delas está justamente na aparência: as lâmpadas filamento utilizam um bulbo transparente, o que as torna muito parecida com as incandescentes tradicionais.

A segunda está em sua arquitetura interna – enquanto as lâmpadas LED tradicionais usam poucos LEDs em sua base (~8 unidades), as de filamento normalmente usam 4 linhas com 28 LEDs cada montados em série e posicionados de forma vertical para simular o antigo filamento usado nas incandescentes.

Mais LEDs quer dizer mais luz, certo?

Nem sempre! as lâmpadas de filamento usam LEDs de potência baixíssima arranjados em uma linha contínua, porém com um consumo similar às lâmpadas de LED tradicionais.

E porque essas linhas tem cor amarela?

Para justamente converter a luz dos LEDs (normalmente de cor azul) no branco quente (amarelado). Trata-se de um material flexível (normalmente silicone) coberto com uma camada de fósforo para converter a luz e deixá-la com temperatura de cor idêntica às famosas e centenárias incandescentes.

 

Imagem lâmpada filamento LED (By Henk.muller at English Wikipedia, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=41382166)

#lampadafilamentoled #ledfilamento

Deixe seu comentário

Deixe seu e-mail aqui e receba as últimas informações sobre o mundo da iluminação

Top da semana