Seria mais um mito dizer que as lâmpadas LED podem atrair mais insetos que as convencionais?
Na verdade essa resposta não é tão direta, pois diferentes fontes de luz podem afetar os insetos de maneiras diferentes.
Diversos estudos internacionais foram realizados para melhor entender essa relação entre a iluminação e os insetos, já que independente da fonte (LED ou convencional), os insetos por natureza usam a luz para se orientar!
E duas destas conclusões foram:
– a cor da luz sim pode atrair com mais ou menos intensidade os insetos;
– o calor gerado pela fonte de luz também pode fazer a diferença. E aqui os LEDs levam vantagem quando comparados às lâmpadas convencionais, pois geram menos calor.
O estudo também testou diferentes cores de luz para entender o comportamento dos insetos. Foram elas: ultravioleta, azul, branco, amarelo, verde e vermelho.
E como resultado, constatou-se que as cores com intensidades mais baixas no espectro na ordem: ultravioleta, azul e branco foram as que mais atraíram os insetos.
Em outras palavras, luzes amarelas tendem a atrair menos insetos do que as luzes mais “azuladas”.
Mas afinal, lâmpadas LED atraem menos insetos do que as convencionais?
E a resposta é: SIM! pois os LEDs praticamente não emitem luz nos espectros ultravioleta e infravermelho (calor).
Porém, não se pode afirmar que 100% dos insetos serão eliminados do local simplesmente trocando uma lâmpada convencional por LED, mas uma redução importante sim pode ser esperada.
Uma solução adotada por alguns estabelecimentos comerciais (por exemplo restaurantes) é a de instalar luminárias com lâmpadas ultravioletas mais afastados para que os insetos possam ser atraídos para algum lugar fora daquele ambiente.
E aí, gostou? então compartilha com seus amigos que se amarram em desmistificar alguns mitos no segmento de iluminação.
Até o próximo post pessoal!
Equipe Agora Clareou
#lampadaledinseto #ledinseto