Em um negócio multimilionário, militares americanos recorreram à empresa escocesa pureLiFi para obter a comunicação entre dados mais segura do que o próprio Wi-Fi e o celular em suas bases.
A maioria dos detalhes permanece em segredo, embora a empresa tenha confirmado que o Exército está adquirindo duas versões do seu produto, uma para uso em escritórios como em uma base, e outra projetada para instalação rápida em campo, como quando tropas podem estar se movendo em missões táticas.
Mas afinal, de que se trata essa solução tão promissora e tratada em segredo?
Antes de mais nada, é preciso esclarecer o que é a tecnologia “Li-Fi” (do inglês light fidelity ou ainda numa tradução simples fidelidade da luz) que nada mais é do que a capacidade se de transferir dados usando as ondas da luz em alta velocidade e maior segurança dificultando assim qualquer tentativa de invasão hacker.
As luminárias com a tecnologia Li-Fi habilitada normalmente fornecem iluminação ao mesmo tempo que transmitem dados. Como transmissores, elas podem se comunicar com dispositivos como tablets e laptops que estão em sua linha de visão e que são equipados com receptores integrados ou conectados por meio de dongles USB (lembram muito os pen drives que usamos no dia a dia).
Dentre as fontes usadas até o momento, podemos citar tanto produtos baseados em LEDs tradicionais como os que emitem infra-vermelho também acoplados às luminárias ou ainda presos no teto (no caso de um escritório por exemplo) já que estes não possuem a função de iluminar.
A principal desvantagem de se usar o LED tradicional é que caso a luminária tenha sua intensidade reduzida ou seja apagada, a comunicação é perdida e o sistema deixa de funcionar.
Segundo os fabricantes que já oferecem soluções com essa tecnologia, isso é só o começo já que muitos outros segmentos também podem se beneficiar dessa “arma” como por exemplo o industrial (estabelecendo a comunicação entre as máquinas eliminando a necessidade de cabos) e até mesmo o de transportes como trens e aviões (na comunicação com os displays que são posicionados nos assentos).
Gostou?
Então compartilha com quem você acredita que possa se interessar também por essa novidade!
Agora Clareou
#lifi #led #internetpelaluz
*fonte: LEDsmagazine