A Seoul Semiconductor Co. anunciou que equipes de pesquisas da Universidade Nacional de Seul na Coréia e da Universidade de Basel na Europa descobriram que a exposição à luz enriquecida de comprimento de onda curto com espectro semelhante à luz do dia melhora os principais componentes da aprendizagem, como memória de trabalho, velocidade de processamento cognitivo e precisão de teste.
O ensaio clínico começou em 2019, conduzido pela Divisão de Sono e Distúrbios Circadianos do Brigham and Women’s Hospital, uma escola afiliada da Harvard Medical School, e incluiu adultos em idade universitária. Os resultados do estudo mostraram claramente a eficácia de melhorar o aprendizado de procedimentos.
Shadab Rahman, PhD MPH, pesquisador da Divisão de Sono e Distúrbios Circadianos do Brigham and Women’s Hospital e Professor Assistente de Medicina da Harvard Medical School, liderou o estudo junto com Leilah Grant, PhD, Melissa St. Hilaire, PhD, Steven Lockley , PhD, e outros pesquisadores do Brigham. Dr. Rahman disse: “Mesmo que a temperatura da cor e o brilho sejam os mesmos, a luz com diferentes espectros pode afetar as respostas não visuais à exposição à luz, incluindo aquelas de ritmos circadianos e cognição, de forma diferente. Neste experimento, encontramos melhorias na memória de trabalho, velocidade de processamento cognitivo, aprendizado de procedimento e precisão de teste com jovens adultos sob iluminação de espectro de luz semelhante à luz do dia em comparação com a iluminação de espectro de LED convencional. Este é um resultado importante que pode informar as escolhas de iluminação para uso interno para melhorar a aprendizagem dos alunos e a função de memória. ”
A iluminação de espectro semelhante à luz do dia usada no estudo foi fornecida pela Seoul Semiconductor Co., Ltd., fabricante do SunLike. SunLike é uma tecnologia de semicondutor óptico que reproduz a curva do espectro natural da luz solar, ou seja, a intensidade da luz para cada comprimento de onda de vermelho, laranja, amarelo, verde, azul e roxo. Este novo conceito de fonte de luz LED incorpora quase as mesmas características da luz natural e é otimizado para o ritmo circadiano humano de 24 horas. Tem havido um aumento na atividade de pesquisa sobre a relação entre a luz e a biofunção humana, incluindo um estudo científico recente com foco nos efeitos do espectro de luz na qualidade do sono, conforto visual, bem-estar e alerta diurno conduzido pelo Prof. Christian Cajochen e sua equipe na Universidade de Basel, na Suíça, intitulada: ‘Efeito do LED da luz do dia no conforto visual, melatonina, humor, desempenho ao acordar e sono’, publicado no Journal of Lighting and Research Technology em 24 de março de 2019. Além disso , em um experimento na Faculdade de Medicina da Universidade Nacional de Seul em julho de 2018, foi demonstrado que a vitalidade e o estado de alerta aumentaram quando a iluminação LED SunLike foi usada.
O corpo humano tem um relógio circadiano de 24 horas que evoluiu para definir sua hora, rastreando o ciclo diário da luz solar. SunLike é uma tecnologia que reproduz todos os comprimentos de onda da luz visível o mais próximo possível da luz solar. Temos trabalhado em P&D nos últimos 30 anos para otimizar esta tecnologia para fornecer às plantas, animais e humanos acesso à luz mais próxima da luz solar para promover ritmos circadianos saudáveis e sono, o que também pode ajudar crianças e alunos a estudar com eficácia e manter uma boa saúde ”, disse Chung-hoon Lee, CEO da Seoul Semiconductor.
Enquanto isso, a esperança é de que em breve produtos com essa tecnologia estejam cada vez mais acessíveis aos consumidores!
Um abraço e até a próxima!
Agora Clareou
#luzeociclocircadiano #led #qualidadedeluz
*fonte: LED Professional portal