Que os celulares são praticamente parte do nosso corpo não dá para negar. E que tal incluir mais uma função nesse indispensável aparelho – o controle da luz?
Em nosso post anterior comentamos sobre a conexão via bluetooth onde não era necessário ter acesso à internet para o controle das lâmpadas.
Hoje trataremos sobre duas outras opções a partir da conexão wi-fi via internet: mesma rede (local) ou de uma rede fora da nossa casa (o que chamamos de acesso remoto permitindo inclusive o acesso à iluminação através do 3G/4G do nosso celular). Essas opções seriam:
Wi-fi com a bridge
- uma caixinha que se conecta ao modem e permite que as lâmpadas sejam controladas tanto no ambiente, quanto remotamente de qualquer lugar desde que você consiga acessar a internet;
- nesse caso a comunicação entre o celular e a lâmpada requer acesso à internet, porém não se consegue controlar a lâmpada de um outro lugar que não seja o ambiente em que a lâmpada está instalada.
Atualmente é possível encontrar algumas opções no Brasil através de canais de venda oficiais e também nos “alternativos” ou ainda através de sites internacionais.
Quanto à instalação, podemos dizer que é tão simples quanto a opção bluetooth com a diferença de que na opção que usa o bridge será necessário conectar ao modem de internet da sua casa e fazer uma rápida configuração.
Dentre as incríveis funcionalidades, podemos citar:
- Mudança de cor da luz (tanto branco quanto RGB)
- Efeitos pré programados (piscar, modo transição de cores)
- Diminuir/aumentar a intensidade da luz
- Agrupar lâmpadas
- Criação de cenários (exemplo: ver TV, hora do jantar, leitura, entre outros)
- Sincronizar com uma música (troca de cores de acordo com o ritmo)
- Alarme (acender e apagar em horários determinados)
- Acionamento não só pelo celular, mas também por outros dispositivos (ex.: Google alexa)
- Entre outros….
Agora, como nem tudo na vida são flores, vamos aos pontos importantes no momento de adquirir esta nova tecnologia:
- Segundo ó orgão nacional de regulamentação do setor de telecomunicações (Anatel), todo produto “conectado” (nesse caso entenda via bluetooth ou wi-fi) deve ser certificado no Brasil. Isso se dá principalmente para garantir que a comunicação ocorre em uma frequência autorizada e evitar problemas de interferência em outros dispositivos
- Nem todos os aplicativos possuem versão em português;
- Nem todos os sistemas oferecem todas as funcionalidades acima.
Até lá!


Xiaomi


Philips Hue