https://viverdeiluminacao.com/https://viverdeiluminacao.com/https://viverdeiluminacao.com/

Painel de LED é realmente tudo igual?

Um produto que tem “mordido” uma grande fatia das aplicações principalmente residenciais é o painel de LED. Mas, painel de LED é realmente tudo igual?

O mercado de iluminação segue em constantes mudanças e nesse post abordaremos um pouco sobre o painel de LED (também chamado por alguns de donwlighter LED).

Para facilitar a compreensão, é interessante separar esse tema em dois devido a variedade de opções no mercado: os painéis para aplicação residencial/comercial e aqueles mais usados nas aplicações profissionais.

Aplicação residencial/comercial:

São aqueles normalmente encontrados em lojas de material elétrico e home center. Suas especificações são mais básicas (menor fluxo luminoso/potências, expectativa de vida e garantia menores, baixo fator de potência, entre outros).

Sem dúvida representam uma alternativa à substituição das lâmpadas/luminárias visto que seu preço reduziu drasticamente no último ano.

Quanto a instalação, se mostram bem práticos e oferecem a opção de embutir e sobrepor.

Pontos negativos

  • são produtos mais sensíveis às variações da rede elétrica dada sua eletrônica bem simples;
  • a qualidade do difusor deixa a desejar e com o tempo um escurecimento no centro da luminária começa a aparecer deixando o produto com aparência envelhecida.

 

Aplicação profissional:

Aqui falamos de produtos realmente diferenciados (tanto em especificação quanto no preço). Dentre as principais vantagens, podemos destacar:

  • sua eletrônica é muito mais robusta e mais resistente às variações da rede elétrica;
  • há várias opções de fluxo luminoso e a expectativa de vida na média é de 50.000horas;
  • possuem opções de dimensionais maiores (uso em forros modulares quadrados e retangulares) e reduzem a quantidade total do projeto;
  • alguns modelos usam difusores de altíssima qualidade que proporcionam maior conforto visual e demoram mais para ficar com aparência de envelhecido;
  • oferecem possibilidade de dimerização (controle do fluxo luminoso) e integração à sistemas de controle.

 

Pontos negativos:

  • dependendo da marca que usar, o único ponto negativo será o preço.
   

Portanto, cuidado na hora de escolher o melhor produto para sua necessidade e não se esqueça que o barato pode sair caro.

 

Painel de LED residencial (tamanho: até 30x30cm)

Painel de LED profissional (tamanho: 62x62cm)

#paineldeled #downlighterled

Deixe seu comentário

Deixe seu e-mail aqui e receba as últimas informações sobre o mundo da iluminação

Top da semana